Dê retorno aos candidatos!

Uma das sensações mais frustrantes para quem está em busca de recolocação profissional, é ficar sem nenhum retorno da empresa sobre a sua participação no processo seletivo.


Emanuele Toledo - Publicado em: 30/11/2020



post img



A grande maioria dos candidatos que participam de algum processo seletivo, criam expectativas em relação à vaga e por isso quando não recebem nenhum feedback se frustram e se sentem desiludidos.

Agora falando de RH para RH, dê retorno aos candidatos! Muitos deles se deslocam de longe, demandam tempo para participar da entrevista e muitas vezes até investem em cursos e especializações.

O mínimo que um candidato que está buscando por uma oportunidade no mercado de trabalho espera, é um retorno da empresa. Muitos recrutadores só acham válido retornar para os aprovados para a vaga, porém, é importante ressaltar que a participação de todos no processo seletivo foi essencial para compor o perfil da vaga e dar sequência a esse processo.

Afinal, para profissionais que lidam com a pessoas é primordial ter empatia com as demais e fornecer o feedback, mesmo que seja negativo. Afinal de contas, entre receber um feedback negativo e não receber nenhum retorno, sem dúvidas é preferível não ficar com falsas expectativas sobre a vaga.

Para facilitar o seu trabalho, temos uma dica muito funcional que utilizamos aqui na Talent. Assim que finalizar a entrevista, combine um horário para que os candidatos liguem para receber esse retorno. Desse modo, você se organiza para ter essa resposta e reduz os custos de operação da empresa já que os próprios candidatos farão essa ligação.

Profissionais que lidam com pessoas devem ter uma construção de abordagem bem estruturada, principalmente para feedbacks. Além de ser bem humana essa prática, gera credibilidade e confiança na imagem da empresa.

Quer saber melhor sobre como implementar essa prática? Conheça mais sobre nós, clicando aqui.

Leia também: