Qual é o melhor momento para realizar a Avaliação de Desempenho?

A avaliação de desempenho é uma das tarefas mais importantes na gestão de pessoas. Isso porque essa ferramenta consegue medir o desempenho individual dos colaboradores e identificar gaps que precisam ser melhorados.


Emanuele Toledo - Publicado em: 14/12/2020



post img



O líder deve avaliar todos os colaboradores como forma de planejamento para os próximos passos do funcionário dentro da empresa e principalmente avaliar o seu desempenho individual.

Vale lembrar que a avaliação de desempenho não é simplesmente avaliar os colaboradores e dar uma nota individual para cada, mas sim levar em conta qual será o plano para desenvolver esse colaborador.

Porém, uma questão pertinente nesse quesito é avaliar qual é o melhor momento e melhor frequência para realizar essa avaliação. Há profissionais que preferem realizar essa avaliação de 3 em 3 meses, semestralmente ou mesmo 1 vez por ano.

Porém, há empresas que possuem maior necessidade e urgência no desenvolvimento dos colaboradores e por isso opta por avaliá-los com maior frequência. E não tem nenhum erro nisso! Afinal, a avaliação de desempenho pode ser feita a qualquer momento, ou quando o gestor achar necessário, desde que seja realizada da forma certa e fornecendo o feedback a esses colaboradores.

Aqui na Talent nós realizamos a avaliação 360º e realizamos essa avaliação apenas 1 vez por ano, mais especificamente no final dele, pois consideramos que dessa forma conseguimos avaliar todo o desempenho dos líderes e colaboradores ao longo do ano inteiro e assim criar um planejamento para o próximo ano. Além disso, temos uma excelente ferramenta de Avaliação de Desempenho, além de te oferecer uma degustação desse modelo, clique aqui para saber mais!

Inclusive já iniciamos os planos para 2021! E você? Conta aí para gente, qual é o melhor momento para avaliar a Avaliação de Desempenho?

Leia também: