7 técnicas eficientes para o Recrutamento e Seleção

Investir em capital humano e encontrar bons colaboradores é uma das tarefas mais importantes para profissionais de RH. E é por isso que trouxemos nesse artigo técnicas para a melhoria do seu processo de Recrutamento e Seleção.


Emanuele Toledo - Publicado em: 31/07/2020



post img



Quem é recrutador sabe bem o quanto às vezes é difícil encontrar o candidato ideal para a vaga a ser preenchida e o quanto é frustrante quando essa busca se torna muito demorada e às vezes nem mesmo concluída.

Certamente é uma grande responsabilidade conduzir processos seletivos e ter sucesso do início ao fechamento da vaga. Sem dúvidas ser um bom recrutador demanda dedicação e tempo para elaborar as melhores estratégias na condução desse processo.

Mas, vamos ao que interessa. Como em todo processo, precisamos de um planejamento, no recrutamento e seleção, não seria diferente. Portanto, vamos te ensinar aqui 7 técnicas eficientes para o recrutamento e seleção. Vamos lá?

 

1- Elabore a descrição da vaga

O primeiro passo para iniciar um processo seletivo, é mapear bem o perfil do cargo detalhando toda a descrição de maneira concisa e coerente. É importante que a descrição esteja clara para que não haja nenhum mal entendido posteriormente.

2 – Faça uma boa triagem de currículos

Depois de mapear o perfil da vaga, é hora de buscar pelos currículos aderentes ao cargo garantindo que você faça contato com candidatos realmente interessados.

3 – Entre em contato com os interessados

Após realizar a triagem dos currículos, é o momento de selecionar os melhores e entrar em contato com os candidatos para realizar a entrevista e conhecê-los.

4 – Realize a entrevista

Agora é a melhor parte, hora de conhecer os candidatos selecionados para a entrevista e conhecer o perfil de cada um deles, levando em conta principalmente o seu perfil comportamental durante a conversa. Não se esqueça das Soft Skills (elas são fundamentais!).

5 – Aplique testes psicológicos

Depois de conhecer bem o perfil dos candidatos e aprovar os selecionados, é muito importante a aplicação dos testes psicológicos, isso garante com que a sua vaga seja um sucesso e aumenta muito as chances de acerto na contratação!

6 – Dê feedbaks!

Após todo esse processo, chegou a hora de dar o retorno aos candidatos. Seja ele positivo ou negativo. Isso mesmo, além de passar o retorno aos candidatos aprovados, não se esqueça de passar um feedback aos candidatos que não foram aprovados. Além de ético, é humano agradecer a participação de todos e passar esse retorno.

7 – Feche a vaga com sucesso!

Agora sim, depois de todas essas etapas, é hora de aprovar o candidato escolhido tendo convicção no sucesso da vaga.

*Bônus* Agora vamos te contar um segredo que é a chave de ouro em nossos processos seletivos.

O Soul Talent é a nossa plataforma online, (inspirada no DISC) que nos auxilia na hora de conhecer a fundo o perfil dos candidatos. De forma 100% online e otimizada, nossas seleções têm sido mais eficazes com essa ferramenta.

Se você quer conhecê-la e testar o seu perfil gratuitamente, clique aqui.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe ele com seus amigos de RH.


Leia também: