O que é DISC? Conheça essa ferramenta para desenvolvimento de equipes

Se você administra uma empresa, com certeza, uma das suas preocupações é o constante desenvolvimento da sua equipe. Assim, não somente os seus colaboradores vivenciam uma evolução pessoal e profissional, mas também toda a empresa. O DISC pode ser a ferramenta que falta na sua empresa para orquestrar isso.


Paula Carvalho - Publicado em: 05/08/2018



post img

Ao ter uma equipe bem desenvolvida, os resultados positivos da organização ficam cada vez melhores e, ainda, se tornam mais constantes; não acontecendo uma vez ou outra, mas sempre.

Mas como gestor, você deve saber que o desenvolvimento de equipes é importante, mas nem sempre é fácil de colocá-lo em prática.

Muitos são os desafios que um empreendedor encontra em sua jornada e, se você administra uma pequena ou média empresa, esses desafios podem ser ainda maiores.

Isso porque é comum, em muitos momentos, o gestor de uma empresa desse porte precisar arcar com várias funções, de diferentes áreas, e, como consequência, o que pode acontecer, é uma dessas áreas passar por algumas dificuldades.

Nesse sentido, é essencial que você, empreendedor, conte com a ajuda das melhores ferramentas para te auxiliar na administração da sua empresa.

Ao falarmos em desenvolvimento de equipes, o DISC é uma ferramenta altamente confiável que te guia na melhor forma em como tratar os seus colaboradores.

Além disso, com o DISC, sua empresa pode ter um método para colocar a pessoa certa no cargo certo.

Se a sua cabeça ficou um pouco confusa agora, não se preocupe. Iremos explicar tudo o que você precisa saber sobre o DISC logo mais. Continue a leitura!

Afinal, o que é DISC?

O DISC é uma metodologia de avaliação de perfis comportamentais em determinados contextos.

Essa metodologia foi criada pelo Dr. William Moulton Marston com o objetivo de compreender como o ser humano lida com determinadas situações.

O psicólogo Marston buscava entender quais eram os motivos que faziam as pessoas apresentarem determinado tipo de comportamento.

Assim, a sigla DISC tem o seu significado relativo aos perfis destacados pela teoria, são eles: Dominante, Influente, Estável e Conforme.

A metodologia determina que cada tipo de perfil tem uma tendência de lidar com as situações cotidianas de uma mesma forma e possuem um foco maior em certos aspectos.

Por exemplo, o Dominante busca resultados e é motivado, principalmente, por desafios. Um outro perfil que também busca resultados é o Conforme, sendo que esse preza pela precisão das ações.

O Influente, por outro lado, busca o relacionamento e valoriza a liberdade e criatividade, enquanto o perfil Estável busca, essencialmente, a colaboração, sendo motivado pela segurança e estabilidade.

A metodologia do DISC possibilita um conhecimento ampliado a respeito do comportamento humano e, quando aproveitada da melhor maneira, pode ser útil em diferentes contextos.

Por que utilizar o DISC pode ser vantajoso?

A teoria do DISC tem sido uma das mais utilizadas por empresas de diferentes segmentos, em diversos países, desde a sua criação em 1928.

Ser uma das ferramentas mais utilizadas no mundo já nos faz olhar para o DISC com outros olhos, não é mesmo?

Mais do que apenas uma análise de perfil para autoconhecimento, o DISC é utilizado para que seja possível fazer um mapeamento de perfil dentro das empresas.

É comum, em muitas empresas, vermos uma pessoa ocupando determinada posição apenas por afinidade com o dono da empresa ou diretor do setor, sendo que, na verdade, não há competência ou características comportamentais para que a pessoa esteja ali.

Ou ainda, a pessoa ocupa um cargo no qual não se encaixa não por questões de afinidade, mas talvez por um processo seletivo que não teve por base a análise de competências e habilidades.

As consequências desse cenário podem ser devastadoras para a empresa tanto em um olhar de curto prazo, quanto em médio e longo prazos.

Ter a pessoa errada desempenhando determinada função pode trazer prejuízos financeiros e fazer com que a empresa acumule dívidas e mais dívidas além de repelir os talentos. Os processos internos podem começar a apresentar grandes falhas, e a satisfação dos clientes pode ir só diminuindo.

Nenhum empreendedor, independentemente do porte da sua organização, deseja vivenciar essas consequências.

Nesse sentido, o mapeamento de perfil é feito com base nas características necessárias para o desempenho de determinada função, aliado à verificação do perfil da pessoa que está no cargo.

Através dessa análise comportamental será possível saber se você conta com as pessoas certas dentro do seu time e quadro de colaboradores.

Ademais, sabendo qual é o perfil dos seus colaboradores, você pode buscar maneiras mais eficazes de se comunicar com os mesmos trazendo ainda mais resultados para a organização.

Por último, vale destacar, as pessoas possuem muito mais chances de alcançar o sucesso, seja ele pessoal ou profissional, quando possuem atividades que sejam adequadas para o seu perfil.

Assim, o DISC se torna uma ferramenta fundamental para auxiliar a caminhada dos colaboradores, e também da sua empresa, rumo ao sucesso.

Nós, da Talent Hunter, disponibilizamos o serviço de Mapeamento de Perfil baseado no DISC. Para saber mais sobre essa ferramenta e desenvolver a sua equipe, acesse aqui e entre em contato conosco.

Leia também: