Pesquisa de Clima Organizacional: como saber qual contratar?

A pesquisa de clima organizacional tem sido uma ferramenta bastante disseminada entre as empresas que entenderam a importância de ouvir os seus colaboradores para alcançar o sucesso almejado.


Paula Carvalho - Publicado em: 09/05/2018



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A importância de ouvir os seus colaboradores

Ouvir os colaboradores é importante simplesmente porque eles são a força motriz do seu negócio.

Da mesma forma que um empreendimento não sobrevive sem clientes, é impossível manter o funcionamento de uma empresa sem colaboradores ou, até mesmo, com aqueles que estão muito insatisfeitos.

Sem as pessoas que trabalham no negócio, ele não é nada. E, por esse motivo, essas pessoas precisam ser ouvidas.

São essas pessoas que colocam a mão na massa todos os dias e executam o que precisa ser feito para que a empresa continue funcionando.

Logo, dar voz ao que elas têm percebido e sentido é muito importante, sendo esse justamente o principal objetivo de uma pesquisa de clima organizacional.

O que é o clima organizacional?

O clima de uma organização é o conjunto de fatores internos que vão influenciar, positiva ou negativamente, na percepção e comportamentos das pessoas que ali trabalham.

O clima é um elemento tácito da empresa e é de extrema importância que esse clima seja bom para que os resultados desejados sejam atingidos.

Por isso, a pesquisa de clima atua como um importante instrumento que busca entender e mensurar esse clima.

A partir daquilo que é apontado na pesquisa, é possível traçar, e executar, planos de ação que vão trabalhar em cima dos pontos de melhoria observados.

Por isso, saber o que é o clima organizacional, e buscar formas de mensurá-lo, é tão importante em uma empresa. Saiba mais sobre pesquisa de clima

Como saber qual pesquisa de clima contratar?

Muitas empresas de consultoria em recursos humanos oferecem a pesquisa de clima organizacional como um serviço.

Normalmente, essas empresas realizam a elaboração do questionário, fazem sua aplicação e, posteriormente, a análise dos resultados apresentando os pontos de melhoria e definindo o clima da organização.

Contudo, no momento de escolher qual consultoria contratar, é necessário se atentar a alguns pontos muito importantes.

Antes de tudo, é preciso que haja identificação entre as partes. A sua empresa, contratante, precisa se identificar e acreditar no trabalho da empresa de consultoria que será contratada.

Por isso, conheça bem a empresa que pretende contratar. Busque saber quais resultados ela tem atingido e entenda ao certo aquilo que ela está te oferecendo.

Outro ponto importante a se avaliar é o processo que será seguido para a aplicação dessa pesquisa na sua empresa.

Existem alguns pontos que não podem ser ignorados. Vamos falar um pouco deles?

  1. Definição do objetivo

A pesquisa de clima tem o objetivo geral de identificar pontos de melhoria, mensurar o clima e verificar a insatisfação dos colaboradores.

Porém, é possível estabelecer objetivos ainda mais específicos diante da realidade da sua empresa.

Por isso, é importante, em um primeiro momento, deixar esse objetivo claro entre todos os que estarão envolvidos com a pesquisa.

 

  1. Comunicação do processo

Depois de definidos os objetivos, é necessário que o processo de pesquisa de clima seja repassado para todos da empresa.

Todas as lideranças devem estar cientes do que irá acontecer, e também da importância que esse processo tem.

Assim, será possível engajar toda a equipe na aplicação da pesquisa e os resultados, definitivamente, serão mais coerentes com a realidade que se pretende conhecer a fundo.

 

  1. Certificação do sigilo e anonimato das respostas

Um elemento muito importante da pesquisa de clima organizacional é o sigilo e anonimato das informações fornecidas.

Esse caráter da pesquisa deve ser informado a todos e deve também ser assegurado pelas pessoas que serão responsáveis pela aplicação e análise da pesquisa.

O sigilo e anonimato garante às pessoas a segurança de suas informações. Dessa forma, elas se sentem mais à vontade compartilhando de fato o que sentem e pensam.

 

  1. Aplicação da pesquisa

O processo de aplicação da pesquisa precisa ser feito com diligência de maneira que todos os funcionários entendam claramente o que está sendo pedido que eles façam.

Caso seja necessário, toda a aplicação deve ser acompanhada por uma das pessoas que estão responsáveis pelo processo da pesquisa.

Esse é um dos momentos mais importantes de todo o processo porque é aqui que os insumos sobre o clima serão coletados.

 

  1. Análise dos dados

Essa etapa também é de extrema importância ao processo, porque de nada adianta coletar dados se os mesmos não serão devidamente analisados.

Essa análise pode, e deve ser, quantitativa e qualitativa. Assim, pode-se ter um panorama mais geral do clima que, por causa da análise qualitativa, vai ter um viés mais aprofundado.

 

 

  1. Divulgação dos resultados

Divulgar os resultados é importante para concluir o processo e permanecer engajando todos no processo da pesquisa.

As pessoas gostam de ver o resultado daquilo que fazem e, por esse motivo, é importante deixar claro para as pessoas o que a pesquisa de clima constatou.

Além disso, esse é o momento para mostrar o que será feito a partir dos pontos de melhoria levantados.

Se não houver nenhuma ação a partir de todo esse processo de aplicação e análise da pesquisa de clima, para nada ela valerá.

No momento de contratar uma consultoria de recursos humanos para aplicar e analisar uma pesquisa de clima na sua empresa, é importante se atentar aos seis pontos que acabamos de discutir.

Caso a consultoria se preocupe com todos os eles, as chances de o seu serviço ser satisfatório pode ser bem alta.

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