Como lidar com pessoas difíceis?

Ao longo da vida, convivemos com diversas pessoas, cada uma com suas características pessoais e únicas. No entanto, nem sempre esse convívio é tranquilo, sobretudo se você precisa lidar com pessoas mais difíceis.


Emanuele Toledo - Publicado em: 03/11/2020



post img



Mas, fizemos essa matéria com o intuito de te ajudar a superar essas barreiras e aprender a conviver bem com essas pessoas “mais difíceis de lidar”.

Eu tenho certeza de que quando você leu o título da matéria, logo veio a sua cabeça alguém específico, certo? E isso acontece porque a personalidade desses indivíduos é bem característica e geralmente é mais complicado viver em harmonia com pessoas assim.

Porém, para viver harmoniosamente precisamos aprender a lidar com tais comportamentos, afinal, convivemos em sociedade. E é claro que esses convívios podem acontecer em qualquer âmbito da vida, seja pessoal ou profissional. A diferença é que quando certas situações acontecem na vida profissional, requer ainda mais paciência e tato para lidar.

Sobretudo se você é um profissional de RH está mais do que acostumado a lidar com muitas pessoas diferentes, inclusive a intermediar situações entre elas. Imagine por exemplo que você precise remediar conflitos entre uma pessoa calma demais e sem proatividade e um indivíduo mais dominante e sem muita paciência para lidar com o seu oposto. É difícil chegar a um consenso, não é?

Por isso, nessas circunstâncias é necessário que você conheça a fundo a personalidade de cada um dos colaboradores para que consiga intervir situações conflitantes como essa, de maneira mais branda e que solucione de fato o problema.

No caso de pessoas mais difíceis de lidar, você pode implementar algumas práticas na abordagem com esse perfil. Se são pessoas mais determinadas e inflexíveis, a sua abordagem deve ser mais suave e concisa, é necessário ser mais objetivo para lidar com esse tipo de perfil.

Aqui na Talent, o comportamental das pessoas é muito relevante em nossa organização, prezamos pela boa convivência e por um time que tenha características que se complementem.

Por isso, utilizamos uma ferramenta própria que auxilia (e muito) nesse método, inspirado na metodologia DISC, o Soul Talent é uma plataforma desenvolvida por nós mesmos, criada com o intuito de facilitar o conhecimento entre as pessoas e o autoconhecimento.

Se você precisa de uma ajuda para encarar e lidar com pessoas assim, te convido a degustar a nossa plataforma gratuitamente, para que te auxilie a conduzir os relacionamentos entre a sua equipe de maneira mais simplificada. Clique aqui e teste o nosso Soul Talent.

Aproveite a marque seu amigo do RH que precisa ter paciência com essas situações!

Leia também: