Como um Diagnóstico Organizacional pode salvar o seu negócio?

É fundamental compreender quais são os pontos fortes e fracos da sua empresa, afinal, para que ela tenha um bom funcionamento é necessário que todos os setores estejam bem estruturados e atendam à necessidade do seu cliente e colaboradores. Mas, você sabe como anda o funcionamento dos seus departamentos? Se você respondeu não, ou ainda não sabe a resposta, continue a leitura do nosso artigo.


Emanuele Toledo - Publicado em: 07/07/2020



post img



Primeiramente, você sabe o que é um Diagnóstico Organizacional?

Também conhecido como Diagnóstico Empresarial, esse recurso prevê as melhorias que seu negócio deve alcançar e quais são os seus pontos fortes; ele avalia cada departamento existente na empresa através de um questionário sobre a sua organização. Através dos resultados obtidos, você como gestor, é capaz de avaliar e estudar quais são os primeiros passos a serem dados para otimizar os recursos da sua empresa.

Quais os setores analisados?

Em toda empresa existem departamentos que funcionam com um objetivo e é claro que todos eles precisam passar por essa avaliação para serem otimizados. São eles:

Estratégia

Aqui está o planejamento de todas as ações; tudo começa no planejamento e todo planejamento precisa de uma estratégia, por isso, essa é uma função fundamental para todo os outros setores.

Marketing

O relacionamento com o cliente começa por aqui, é necessário que essa área seja bem otimizada e pensada estrategicamente através de plataformas adequadas de acordo com o seu negócio.

Finanças

O setor de finanças deve ser cuidado cautelosamente e avaliado constantemente através de indicadores financeiros e ferramentas similares.

Operações

Aqui funciona a logística, onde ocorre os processos principais da empresa, à grosso modo, quando é hora de pôr a mão na massa.

Recursos Humanos

O departamento de RH é responsável pelo recrutamento e seleção de pessoas, retenção de talentos, desenvolvimento e processos burocráticos.

Visto quais são os principais pilares que compõem uma empresa, agora falaremos um pouquinho sobre as vantagens de realizar um Diagnóstico Organizacional.

 

Quais as vantagens?

1 – Compreender seu negócio

A primeira vantagem em realizar uma avaliação de Diagnóstico Organizacional é compreender detalhadamente como funciona cada setor do seu negócio. Todo bom gestor sente a necessidade de conhecer profundamente como funciona os processos de sua empresa e como fazer para otimizá-los.

2 – Identificar as melhorias

É imprescindível para além de conhecer a fundo o seu negócio, saber reconhecer quais são as fraquezas e traçar pontos de melhorias para a organização.

3 – Identificar os pontos fortes

É claro que também é importante focar em manter os pontos fortes cada vez melhores e otimizar cada vez mais a qualidade do seu negócio.

4 – Avaliar os resultados

Um dos passos mais importantes depois de concluir a avaliação do Diagnóstico Organizacional, é analisar os resultados e identificar quais são as estratégias que funcionarão bem na sua organização.

5 – Traçar estratégias

Diagnosticar e planejar são pilares fundamentais para organizar sua empresa e se diferenciar no mercado, por isso agora é hora de por a mão na massa e identificar as melhores oportunidades no mercado com uma visão mais dinâmica e estratégica.

Agora você já sabe quais são as principais vantagens e departamentos essenciais do seu negócio. E provavelmente chegou à conclusão de que um Diagnóstico Organizacional é necessário para que o desempenho do seu negócio chegue a excelentes resultados.

E como uma empresa que se preocupa em apoiar nossos clientes e amigos, estamos oferendo a você empresário e gestor 2 horas gratuitas de consultoria com a gente! Com o bônus de uma avaliação também gratuita com a nossa própria ferramenta de Diagnóstico Organizacional.

Se você se interessou, clique aqui e agende o seu diagnóstico com a nossa equipe!

 

 

 


Leia também: