Paula Carvalho - Publicado em: 22/08/2018
No nosso último post aqui no Blog da Talent, falamos sobre O que é DISC e como o seu uso pode ser vantajoso para as organizações.
Mas você já imaginou que poderia existir alguma coisa em comum entre o DISC, a Mulher Maravilha e o Polígrafo? Quando nós, aqui da Talent, descobrimos esse elemento em comum e quase não acreditamos.
Dr. William Moulton Marston. Esse é o elemento em comum do DISC, da Mulher Maravilha e do Polígrafo. O psicólogo norte americano é conhecido por sua profissão e, ainda, pelas suas invenções e criações. Ao longo de sua vida, suas contribuições para a humanidade foram diversas e muito significativas.
Sobre a Mulher Maravilha
O contexto no qual a Mulher Maravilha foi criada, na década de 40, apresentava uma cultura que condiz com uma ideologia patriarcalista extrema.
Mulheres não podiam frequentar universidades, não podiam votar em eleições e praticamente não possuíam um trabalho fora de casa.
Para criar a personagem, Marston se inspirou em mulheres com as quais ele mesmo convivia que demonstravam força para lutar contra a sociedade em que viviam.
Também chamada de Deusa da Verdade, a Mulher Maravilha possui um laço; quando ela envolve alguém com esse laço, ou corda, a pessoa não consegue evitar a verdade.
Sobre o Polígrafo
Marston também foi responsável pela criação do Polígrafo, comumente conhecido como Detector de Mentiras.
O Polígrafo é um aparelho que monitora e mensura determinadas reações físicas de uma pessoa, como as batidas do coração, a respiração e a pressão arterial, além da atividade eletrodérmica (suor nos dedos, por exemplo).
As variações destes aspectos mensurados podem indicar que a pessoa está mentindo. Isso porque compara-se a reação de algo que se sabe ser mentira com algo que se sabe ser verdade.
Contudo, mesmo com a demonstração das taxas para cada um das reações físicas citadas, a interpretação final cabe ao examinador que está realizando o exame do Polígrafo.
Sobre o DISC
Ainda, Marston também foi responsável por criar a ferramenta DISC. O DISC é uma metodologia de análise de perfil comportamental.
Marston, que tinha PhD em Psicologia pela Universidade de Harvard, desejava explicar as respostas emocionais das pessoas. Basicamente, o porquê reagimos de certa maneira em determinadas situações.
Assim, ao formular sua teoria comportamental, o psicólogo definiu quatro tipos de perfis:Dominante, Influente, Estável e Conforme.
Cada perfil é marcado por algumas características e tipos de comportamentos, e reações, que os definem.
Dominante: As pessoas desse perfil possuem maior facilidade em lidar com desafios; são determinadas, exigentes, e prezam pelo domínio sobre a situação e ousadia.
Influente: As pessoas influentes são mais emocionais e que têm grande facilidade em influenciar outras pessoas; são entusiasmadas, têm persuasão, são comunicativas e possuem otimismo.
Estável: São pessoas que buscam, como o nome do perfil indica, estabilidade; assim possuem paciência, tranquilidade e são extremamente leais e gentis.
Conforme: Esse é o perfil que possui maior facilidade em lidar com regras e processos; os conformes possuem senso analítico e lógico, disciplina e precisão.
Mas o que tudo isso tem a ver com o contexto organizacional?
Até aqui falamos sobre Mulher Maravilha, Polígrafo e DISC. E, provavelmente, você está se perguntando o que tudo isso tem a ver com o contexto organizacional.
As descobertas de Marston foram de extrema importância para toda a humanidade, sendo que cada uma desses três que destacamos hoje possui um significado especial.
A Mulher Maravilha trouxe uma nova visão a respeito da feminilidade e do que as mulheres são capazes; trouxe esperança às meninas que estavam crescendo cercadas de limitações pelo seu gênero.
O Polígrafo se caracterizou como uma ferramenta de alta importância para processos judiciais e, até mesmo outras práticas, que precisavam da verdade indubitavelmente.
Já o DISC, bom, o DISC revolucionou o que entendemos por Gestão de Pessoas dentro das organizações.
Através do DISC é possível realizar um Mapeamento de Perfil, que é extremamente importante para ter a certeza que você, dentro da sua empresa, possui a pessoa certa no cargo certo.
É comum observamos processos seletivos pouco rigorosos nas empresas. Como consequência, é fácil encontrarmos pessoas despreparadas para ocupar determinados cargos.
Ou, ainda, não é difícil ver por aí pessoas que ocupam cargos simplesmente por critérios de confiança e não de capacidade.
As consequências desses cenários - pessoas despreparadas desempenhando funções sem o conhecimento e habilidades necessárias - podem ser drásticas para uma empresa.
É possível, por conta disso, perder clientes, gerar falhas nos processos, acarretar em insatisfação interna e, como consequência maior, o prejuízo financeiro irá acompanhar todos esses fatores negativos.
O DISC veio, então, como uma forma de analisar os perfis comportamentais dentro do contexto organizacional para que seja possível determinar se você possui o time que precisa para alcançar os resultados desejados.
É aquela coisa de pessoa certa, no lugar certo, na hora certa, sabe?
Nós, da Talent Hunter, elaboramos uma ferramenta baseada no DISC para realizar o Mapeamento de Perfil com o principal objetivo de desenvolver a sua equipe, clique aqui para conhecer!