Gestão Empresarial em tempos de coronavírus

Você já deve ter se perguntado várias vezes como a sua empresa vai sobreviver ao fim da crise do coronavírus. Essa é uma dúvida que circula na cabeça de empresários que não possuem nenhuma certeza do que está por vir.


Emanuele Toledo - Publicado em: 15/04/2020



post img



Fazer gestão empresarial em plena pandemia não é nada fácil, afinal, ninguém quer desfalcar a equipe com desligamentos que afetarão à organização de diversas maneiras.

Agora é hora de além de cuidar da nossa saúde, colocar os pingos nos is e agir da maneira mais racional e humana ao que diz respeito à sua empresa.

Ademais, um bom gestor procura lidar com a crise de um jeito racional para poder fortalecer a sua empresa com o que está por vir. Portanto, se você ainda está receoso e não está sabendo como lidar com a pandemia do COVID-19, temos uma boa notícia: você não está sozinho. Portanto, trouxemos um artigo com algumas dicas para te auxiliar nesse momento difícil.

Seja transparente

O primeiro passo que um gestor deve dar diante da pandemia, é ser transparente com a sua equipe sobre a situação atual da empresa e tranquilizá-los quanto a isso. Lembre-se em primeiro lugar que a organização é formada por pessoas, e pessoas que também estão preocupadas com tantas incertezas que o covid-19 vem trazendo.

Saiba negociar

Não podemos fazer vista grossa quanto ao impacto financeiro causado pelo coronavírus, por isso é importante saber negociar prazos com fornecedores para otimizar os custos ao máximo nesse período.

Faça campanhas solidárias

Seja qual for o seu negócio, pense em maneiras de ajudar ao próximo, seja fazendo parcerias com empresas de ramo similar ao seu, ou mesmo prestando auxílio de alguma forma em que você se sinta mais à vontade.

Planeje os próximos meses

É claro que por agora, temos muita imprevisibilidade do que vem por aí, mas pensando pelo lado positivo, é bom planejar desde já quais serão os primeiros passos dados pela sua empresa após a crise. Aproveite também para fazer o controle dos gastos e receitas dos próximos 3 meses.

Estude o atual cenário

Se atualizar sobre o que acontece ao nosso redor sempre foi importante, e agora mais do que nunca! Busque se atualizar durante o período de quarentena e estude conteúdos relevantes para o seu conhecimento.

Procure saber quais são as necessidades do seu público e de quais formas você pode colaborar durante e pós coronavírus para que o seu público se sinta acolhido.

Seja um bom gestor

Um bom gestor forma uma excelente equipe, e uma excelente equipe forma uma empresa bem sucedida! Por isso, é fundamental que esse momento seja de muita reflexão e te faça relembrar o propósito fundamental da sua empresa. Apesar de todas as circunstâncias, os valores de uma empresa são fundamentais para fortalecer você e o seu time! Seja um bom gestor e terá um excelente retorno!

A Talent já tomou as medidas necessárias para lidar com a crise e ajudar à você também!

Se você gostou do nosso artigo, compartilhe em suas redes sociais, ou nos acompanhe pelo Linkedin. E saiba que pode contar conosco!


Leia também: