Liderança Positiva: Como desenvolvê-la

As relações de trabalho estão se modificando cada vez mais e trazendo novas perspectivas à gestão de pessoas, portanto têm se tornado comum valorizar as competências dos colaboradores em prol do desenvolvimento do negócio. Essa forma de liderança tem ganhado destaque no meio corporativo justamente por afetar diretamente nos resultados da organização.


Emanuele Toledo - Publicado em: 21/08/2020



post img



Mas, o que é liderança positiva?  

A liderança positiva é um conjunto de estratégias e práticas que tem como intuito incentivar o colaborador a desenvolver seu desempenho através dos seus pontos fortes.

Esse tipo de liderança prevê melhorias no desenvolvimento da equipe, valorizando principalmente suas habilidades e competências, consequentemente aumentando o nível de produtividade da empresa.

Qual a importância da liderança positiva?

A liderança positiva valoriza a capacidade cognitiva do colaborador e o motiva a desenvolver ao máximo seu desempenho e produtividade, o que é extremamente benéfico para a organização.

Para se obter uma equipe alinhada com os objetivos da empresa, é fundamental despertar esse sentimento motivador.

Quais os benefícios da liderança positiva?

Alto desempenho

Como o principal objetivo desse tipo de liderança é desenvolver habilidades e competências dos profissionais, a primeira consequência é obter uma equipe extremamente produtiva e de alto desempenho.

Retenção de talentos

Colaboradores que se sentem valorizados têm muito mais chance de se desenvolver e por isso, é são mais propensos a crescerem na empresa.

Redução de turnover

Profissionais satisfeitos, se sentem felizes e tendem a desempenhar seu trabalho de forma muito mais produtiva e como consequência, os índices de turnover são reduzidos.

Vimos aqui o quanto uma liderança positiva pode ser benéfica para a sua empresa, mas um bom líder também precisa saber como desenvolvê-la.

Líderes positivos precisam estar dispostos a encarar os desafios e constantemente motivar sua equipe através de reconhecimento e valorização. Portanto, é necessário conhecer o seu time e proporcionar um ambiente de trabalho positivo que os inspirem a se desenvolverem a cada dia alinhados com o propósito da organização.

Estamos em tempos de retomada, portanto, é hora de reavaliar a gestão e se adaptar ao novo modelo de liderança.

Quer saber melhor se você está fazendo uma boa gestão? Clique aqui e realize nosso diagnóstico organizacional gratuitamente.


Leia também: