Mapeamento de Perfil: o que é e por que terceirizar?

Você já ouviu falar de Mapeamento de Perfil dentro das organizações? Se você, empreendedor, proprietário de uma empresa de pequeno ou médio porte, tem passado por dificuldades com os seus colaboradores, o Mapeamento de Perfil pode ser a solução para os seus problemas.


Paula Carvalho - Publicado em: 13/08/2018



post img

Em alguns momentos, diversas situações desagradáveis podem acontecer com os colaboradores de uma empresa.

Eles podem ter dificuldades em manter a produtividade necessária, podem ter problemas ao desempenhar determinada função e, podem até mesmo, encontrar desafios no relacionamento entre si.

Todos nós estamos sujeitos a vivenciar essas situações citadas anteriormente, mas, infelizmente, quando elas acontecem em um ambiente de trabalho, as consequências podem ser muito ruins.

A relação de tudo isso com o Mapeamento de Perfil é simples: o Mapeamento pode evitar, minimizar ou, até mesmo, pode fazer com que essas situações não ocorram mais.

Se você não sabe o que é Mapeamento de Perfil, não se preocupe. Hoje nós iremos discutir sobre a definição desse termo, sua importância para as organizações e por quê você deve terceirizar esse serviço.

O que é Mapeamento de Perfil?

Nada mais do que realizar uma análise de perfis comportamentais.

Para tal, pode-se fazer uso da teoria de personalidade e/ou de perfis comportamentais que você desejar.

Uma teoria que tem sido amplamente utilizada é a metodologia DISC, desenvolvida por William Moulton Marston, PhD pela Harvard University.

A teoria do DISC contempla quatro tipos de perfis comportamentais, sendo eles: Dominante, Influente, Estável e Conforme.

Cada um desses quatro perfis possui características que o define. Vamos dar uma olhada em quais características são essas?

  • Dominante: As pessoas desse perfil possuem maior facilidade em lidar com desafios; são determinadas, exigentes, e prezam pelo domínio sobre a situação e ousadia.

 

  • Influente: As pessoas influentes são mais emocionais e que têm grande facilidade em influenciar outras pessoas; são entusiasmadas, têm persuasão, são comunicativas e possuem otimismo.

 

  • Estável: São pessoas que buscam, como o nome do perfil indica, estabilidade; assim possuem paciência, tranquilidade e são extremamente leais e gentis.

 

  • Conforme: Esse é o perfil que possui maior facilidade em lidar com regras e processos; os conformes possuem senso analítico e lógico, disciplina e precisão.

Logo, o Mapeamento irá buscar determinar o perfil de cada pessoa dentro da organização. Ainda, é possível, fazer o Mapeamento não apenas das pessoas, mas dos cargos da empresa.

Esse Mapeamento de Perfil dos Cargos é feito com base nas competências e perfil comportamental necessários para desempenhar cada função.

Por exemplo, um gerente financeiro precisa ter um perfil Conforme e precisa também contar com a habilidade de um bom raciocínio numérico.

Dessa forma, o Mapeamento de Perfil dos Cargos define de forma clara exatamente o que é necessário em uma pessoa para que ela esteja em determinada posição.

De maneira conjunta, o Mapeamento de Perfil feito com os colaboradores da empresa irá, como já mencionamos anteriormente, indicar em qual perfil comportamental ela se encaixa entre os quatro apresentados pela teoria DISC.

Existem diferentes ferramentas, como questionários e planilhas, para que o Mapeamento de Perfil seja feito.

Ainda, é possível que uma dúvida persista na sua cabeça: qual a importância de realizar o Mapeamento de Perfil?

Bom, o Mapeamento de Perfil é importante para que você, como gestor da empresa, tenha certeza de que possui as pessoas certas nas posições certas.

Além disso, ao saber o perfil comportamental dos seus colaboradores, é possível ter certeza da melhor maneira de lidar com os mesmos, respeitando suas características e individualidades.

Além disso, a metodologia DISC determina que as pessoas possuem maiores chances de sucesso quando desempenham atividades que estejam de acordo com o seu perfil.

Por que terceirizar o Mapeamento de Perfil?

Mapear os perfis da sua empresa, tanto das pessoas quanto dos cargos, pode ser o que está faltando para o desenvolvimento do seu negócio.

Contudo, nem sempre é fácil aplicar essa ferramenta no meio de tantos imprevistos e demandas urgentes que um gestor de empresas de médio e pequeno porte vivenciam.

Por isso, listamos alguns motivos para que você se sinta ainda mais confortável com a terceirização desse serviço. Acompanhe conosco!

  • Ao terceirizar, você contará com uma equipe especializada no assunto para fazer o Mapeamento;

 

  • A equipe especializada irá dedicar tempo e técnica  específicos à prestação de serviço;

 

  • Você, como empreendedor, irá economizar tempo ao terceirizar o serviço e poderá se dedicar a outras tarefas que exigem a sua atenção por completo;

 

  • Com a terceirização, você verá os resultados chegando sem que sejam desprendidos muitos esforços de sua parte, visto que a equipe especializada se encarregará de todo o processo;

 

  • Você não terá que investir tempo e conhecimento para desenvolver uma ferramenta para fazer o Mapeamento. Nós já levamos a ferramenta pronta para você;

 

  • A partir do Mapeamento terceirizado, você terá novas formas, muito mais eficientes, de desenvolver a sua equipe e, dessa forma, alcançar resultados cada vez maiores.

 

  • Os benefícios do Mapeamento de Perfil, bem como da sua terceirização, são diversos e todos contribuem para o crescimento saudável do seu empreendimento.

 

Nós, da Talent Hunter, elaboramos uma ferramenta baseada no DISC para realizar o Mapeamento de Perfil com o principal objetivo de desenvolver a sua equipe. Para saber mais, clique aqui e fale conosco!

 

Leia também: