Plano de carreira é uma grande mentira

Provavelmente a maior mentira leva à segunda maior mentira e ambas estão ligadas ao plano de cargos e salários da empresa.


José Simão da Silva Júnior - Publicado em: 15/08/2018



post img

Às vezes fico pensando sobre isso e é possível que a maior mentira, ou pelo menos a que é mais repetida, é contada em entrevistas de emprego.

"O que eu quero é crescer junto com a empresa"

Quem trabalha com RH já perdeu a conta do número de vezes que já ouviu isso. E agora eu te pergunto: Quantas vezes você de fato acreditou? Eu penso que quando um candidato fala isso, em geral, ele nem sabe muito bem o que significa.

O fato é que a maioria das pessoas não gosta de correr riscos, é mais comum que o empreendedor esteja mais disposto a corrê-los, e não os candidatos. Crescer junto com uma empresa pressupõe assumir responsabilidades e de fato ser recompensado pelo resultado que traz e não pelo tempo que passa em uma organização.

Quantos candidatos sinceramente topariam passar por um período de experiência de 3 meses antes de saber se receberão o salário? Já o empregador, contrata, assume o compromisso de pagar os salários, mas não tem absolutamente nenhuma garantia de que o serviço será entregue da forma que foi combinada.

Talvez esse seja o motivo que gera o que talvez seja a segunda maior mentira do mundo corporativo:

"A minha empresa tem um plano de cargos e salários estruturado!"

Claro que muitas empresas de fato têm, mas muitas apenas dizem, e às vezes até acreditam ter, mas assim como os candidatos, eu penso que esses empregadores também não sabem de fato o que significa um plano de carreira.

 

Um plano de carreira não é apenas reconhecer as pessoas que se destacam, promovendo e aumentando salários. Trata-se de criar de fato uma cultura orientada a resultados e meritocracia, e o maior resultado que um plano de carreira pode gerar para uma empresa não está ligado ao funcionário promovido, mas sim o desejo real de "crescer junto com a empresa" realmente ser despertado nos funcionários que ainda não foram promovidos.

Implantar um plano de carreira contratando uma consultoria ou um profissional especializado pode ser um investimento quem não esteja planejado para sua empresa agora, mas e se você fosse esse profissional que sabe implantar um plano de cargos e salários do zero?

A Talent Hunter tem um curso que vai te preparar não só através de conceitos teóricos, mas também de aplicações práticas! Clique aqui para conhecer o nosso programa.

Leia também: