Pesquisa de clima organizacional: o que é?

Você já ouviu falar sobre o que é pesquisa de clima organizacional? Você sabe a importância que ela tem dentro do contexto empresarial? Você aplica uma pesquisa dessas na sua empresa? Muitas perguntas, não é mesmo? Mas, hoje, o nosso objetivo com esse artigo é esclarecer esse conceito que é tão importante para uma gestão estratégica.


Paula Carvalho - Publicado em: 23/04/2018



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Qual a importância de uma pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de clima organizacional é uma forma de coletar informações valiosas a respeito da percepção que os colaboradores possuem da empresa.

Essas percepções, podem ser o que eles sentem e pensam, costumam influenciar diretamente em sua motivação e desenvolvimento dentro da empresa.

A pesquisa de clima organizacional é a ferramenta que vai possibilitar ao empregador saber o porquê um colaborador está produzindo pouco ou muito.

Por exemplo, vamos supor que muitos funcionários não se adaptam a trabalhar com barulho, e o sistema geral de ar condicionado produz um ruído constante que incomoda a muitos.  

Contudo, apesar de esse fato não ser do conhecimento do empregador, ele não deixa de existir e de interferir negativamente no cotidiano da maioria dos trabalhadores.

Através da pesquisa de clima organizacional é possível identificar fatores de insatisfação como o demonstrado no exemplo acima.

Qual o objetivo da pesquisa de clima?

Como já comentamos, a pesquisa de clima é um instrumento estratégico que possibilita a identificação de insatisfações que afetam a produtividade.

As empresas que fazem uso desse instrumento buscam saber se os funcionários estão satisfeitos ou não e qual é o motivo que gerou esse sentimento; tanto o negativo quanto o positivo.

Entretanto, seu valor vai além disso.

Ao identificar insatisfações, a pesquisa de clima direciona os esforços do empregador na resolução de problemas.

Sabendo ao certo em que a empresa tem falhado, fica muito mais fácil determinar como tal situação será alterada.

Sem uma boa pesquisa de clima organizacional, muitas empresas acabam ficando perdidas sem saber quais são os fatores que geram insatisfação e, portanto, sem saber como agir.

Da mesma forma, sabendo ao certo aquilo que gera satisfação nos funcionários, é possível reproduzir tal tipo de comportamento fazendo com que esse sentimento positivo aumente ainda mais.

Por último, um dos maiores objetivos da pesquisa de clima organizacional é criar canal de comunicação entre a empresa e os colaboradores.

Muitas vezes pode ser difícil estabelecer essa comunicação de forma natural e, por isso, a pesquisa de clima se torna uma solução eficaz para melhorar esse aspecto dentro da empresa.

Não para substituir a comunicação verbal e direta, mas sim para auxiliá-la a ocorrer com mais frequência e da melhor forma.

O que é, então, a pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de clima nada mais é que um questionário que deve ser respondido por todos os colaboradores de forma periódica.

Esse questionário deve conter perguntas relacionadas à motivação dos funcionários em relação à empresa e ao trabalho que executam.

Alguns exemplos de perguntas usualmente vistas em pesquisas de clima:

  • Qual o nível de sua satisfação com a comunicação do seu líder com a equipe?
  • Você está satisfeito com a estrutura física do seu local de trabalho?
  • Em uma escala de 0 a 10, qual o nível da sua vontade de crescer na empresa?

São inúmeras as possibilidades de perguntas que podem ser feitas em uma pesquisa de clima de acordo com o contexto e realidade específicos de cada empresa.

Em relação à aplicação periódica da pesquisa de clima organizacional, tal fato se deve pelo clima de uma empresa mudar de tempos em tempos.

O clima organizacional se constitui justamente como o conjunto de fatores internos que influenciam na motivação e comportamento dos colaboradores.

Esses fatores, entretanto, podem mudar. Você se lembra do exemplo do ar condicionado citado anteriormente?

Se o empregador perceber esse fator ele pode, facilmente, realizar a manutenção do aparelho e solucionar a origem da insatisfação entre as pessoas.

Dessa forma, ele acabou alterando um aspecto, antes negativo, e modificando o clima de maneira positiva.

Logo, nessa fluidez do clima organizacional, encontra-se a necessidade de realizar a pesquisa com certa periodicidade.

Com tudo o que falamos até aqui, com certeza já foi possível perceber que a pesquisa de clima é um ativo muito importante dentro de uma gestão estratégica.

Ademais, outros benefícios e vantagens podem ser oferecidos por uma pesquisa bem aplicada. Vamos ver alguns?

 

  • Identificação dos fatores que impactam a empresa de forma positiva ou negativa;
  • Possibilita traçar planos de ação para os problemas encontrados;
  • Redução da quantidade de colaboradores que se mostram insatisfeitos;
  • Redução do absenteísmo a partir do aumento da satisfação;
  • Diminuição da rotatividade de colaboradores (turnover);
  • Menores índices de adoecimento dos colaboradores pelas suas razões emocionais;
  • Aumento da motivação da equipe de trabalho;
  • Redução no total de conflitos organizacionais.

Diante dessa listagem, podemos concluir que saber mais a respeito do clima da sua empresa traz apenas benefícios.

Através de uma única pesquisa é possível saber a fundo a realidade da sua empresa a partir da perspectiva dos seus colaboradores.

E, somente assim, ouvindo aqueles que trabalham dia a dia pelo o mesmo propósito que o seu, é possível alcançar o verdadeiro sucesso.

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