O que você precisa para ter um processo seletivo mais eficiente?

Se você é profissional de RH, provavelmente já passou pela dificuldade de recrutar candidatos que se encaixem perfeitamente para a vaga a ser ocupada, não é mesmo? Isso porque muitas vezes os requisitos das vagas são muito específicos e, portanto, a busca pela pessoa ideal fica cada vez mais difícil.


Emanuele Toledo - Publicado em: 07/10/2019



post img



Mas a questão é: como encontrar o candidato ideal para uma vaga tão específica?

Além dos testes psicológicos, (que inclusive são nossos aliados em processos seletivos) temos algumas dicas eficientes de como encontrar o candidato ideal para as vagas dispostas em sua empresa. Vamos conferir?

Dica nº 1: Mapeie o perfil dos cargos.

É importante que você como recrutador tenha em mente qual o perfil ideal para a vaga a ser preenchida, afinal contas, com o esse perfil mapeado ficará muito mais fácil filtrar os candidatos que você deseja que ocupem a vaga.

Dica nº2: Deixe os candidatos à vontade.

Sim, a pressão que já é colocada em cima de entrevistas de emprego muitas vezes causa nervosismo no candidato, por isso, é importante que ele se sinta à vontade para ser entrevistado e é até melhor para que você conheça melhor o seu perfil.

Dica nº 3: Utilize testes psicológicos.

É muito importante que, além de avaliar as competências técnicas, o recrutador conheça mais o perfil comportamental do candidato avaliado, até porque de nada adianta um profissional com vastas experiências e qualificações, se o seu comportamento não condiz com a cultura da empresa.

Dica nº 4: Não seja informal demais.

Como dissemos na dica número 2, é importante deixar os candidatos à vontade, mas informalidade demais causa estranhamento na pessoa entrevistada e faz inclusive, a empresa perder sua credibilidade, portanto, seja direto e objetivo na hora da entrevista.

Dica nº 5: Dê feedback aos candidatos.

Última dica e não menos importante: Dar feedback aos candidatos é de extrema importância! Independentemente do resultado do processo seletivo, é importante que a empresa se preocupe em dar retorno aos candidatos, afinal, é legal que eles saibam como se saíram na entrevista, além de credibilizar a empresa para futuras vagas que esses candidatos talvez possam se encaixar.

Reunimos aqui dicas de como obter um processo seletivo mais eficiente e assertivo, e esperamos que elas possam te ajudar nessa missão! E se você gostou do nosso artigo e deseja saber mais, temos uma excelente notícia:

Aqui na Talent nós desenvolvemos um curso de Recrutamento e Seleção por Competências que aborda pautas para além das dicas que nós trouxemos aqui, portanto, se você deseja otimizar o seu RH e obter sucesso em seu trabalho, conheça o nosso cronograma.


Leia também: