Onboarding Remoto: como engajar sua equipe à distância

Onboarding de colaboradores é uma técnica que consiste em integrar novos colaboradores à cultura da empresa no menor tempo possível. Essa ferramenta é prática cotidiana da Gestão de RH e traz diversos benefícios para a organização, além de engajar a equipe e os recém-chegados.


Emanuele Toledo - Publicado em: 09/09/2020



post img



No entanto, atualmente estamos passando por uma pandemia e, por este motivo, muitas organizações estão realizando suas tarefas em regime home office. Mas isso não quer dizer que novas contratações estão ocorrendo e tampouco que os colaboradores estão sendo “deixados de lado”. Muito pelo contrário, os gestores de RH têm buscado cada vez mais desenvolver estratégias de integração e engajamento da equipe, e o Onboarding Remoto não fica fora dessa lista.

Por ser um modelo de trabalho novo para muitas empresas, essas estratégias ainda estão sendo desenvolvidas e testadas. Trouxemos aqui algumas dicas para você profissional de RH que está passando por esse processo.

A técnica de Onboarding é indispensável nas organizações, pois além de permitir aos colaboradores conhecerem melhor a empresa, engaja todo o time alinhando-os a um só propósito. Mas, como realizar essa técnica à distância?

A primeira dica é a comunicação! É importante deixar um horário reservado na agenda para reuniões virtuais com os colaboradores recém-chegados. Esse contato o deixará mais a vontade aos poucos ele se sentirá parte do time mais rapidamente.

Além da comunicação frequente, é fundamental montar um script de apresentação da empresa que deixe claro ao novo profissional quais são as metas que a empresa espera dele e os benefícios que ele vai possuir integrando a equipe.

Por último e não menos importante, dê feedbacks ao colaborador! Todo profissional quer saber como está se saindo no trabalho, por isso, não deixe de avaliar para além de suas entregas, o seu comportamento. Essa é uma etapa importante tanto para a empresa, quanto para o colaborador. Portanto, não hesite em alinhar esses feedbacks ao novo colaborador.

Precisamos mais do que nunca nos adaptar aos novos estilos de trabalho e processos, mas nunca deixando de lado as boas técnicas para executar um excelente trabalho. Por isso, vamos te dar uma dica bônus para te ajudar a conhecer melhor o perfil de sua equipe mesmo remotamente, que é a nossa plataforma de mapeamento de perfil, o Soul Talent. Nossa ferramenta é 100% online e você pode testá-la gratuitamente na sua equipe, clicando aqui.

Se você é um profissional de RH e gostou do nosso conteúdo, compartilhe ele com seus colegas de profissão!


Leia também: