Pesquisa de Clima Organizacional: por que usar em minha empresa?

Caso você nunca tenha levado em consideração se o clima da sua empresa está agradável aos colaboradores ou não, você está cometendo um erro grave. Para corrigir isso, o setor de Recursos Humanos tem um instrumento que se demonstra essencial à sustentabilidade da empresa: a Pesquisa de Clima Organizacional.


Paula Carvalho - Publicado em: 30/04/2018



post img

Se você ainda não ouviu falar desse recurso tão importante, não se preocupe.

No nosso artigo de hoje iremos falar sobre todos os principais motivos que vão fazer você querer implementar, em sua empresa, uma pesquisa de clima organizacional ainda hoje.

Saiba os motivos para aplicar a Pesquisa de Clima Organizacional

A pesquisa de clima organizacional, ou PCO, como também costuma ser chamada no meio corporativo, traz grandes benefícios para qualquer organização que faça seu uso.

Nós vamos listar alguns desses benefícios, mas caso você ainda não esteja familiarizado com esse conceito, não deixe de ler o nosso artigo que discorre sobre o conceito de PCO.

Para isso, é só clicar no link a seguir: O que é Pesquisa de Clima Organizacional? Saiba hoje mesmo.

Entender as vantagens que uma pesquisa de clima organizacional traz para a sua empresa é importante para que todos os colaboradores vejam o valor que esse instrumento tem.

Dessa forma, ao responder às perguntas da pesquisa, as pessoas irão agir com sinceridade demonstrando aquilo que realmente sentem e pensam diante da empresa.

Somente assim será possível aplicar uma pesquisa de clima organizacional que seja realmente eficaz para o negócio em questão.

Um ambiente saudável ajuda a produzir mais

É comum observamos, em muitas empresas, uma atuação completamente operacional do setor de Recursos Humanos (RH), contudo, o seu papel deve ser, essencialmente, estratégico.

Nesse sentido, é papel do setor de pessoas desenvolver um clima dentro da empresa que seja estimulante e agradável.

É unânime entre especialistas de Gestão de Pessoas a opinião de que um ambiente saudável interfere diretamente no aumento da produtividade da equipe.

Justamente por esse motivo, o RH deve se atentar ao seu papel estratégico e agir de forma coerente com esse propósito.

Para esse fim, a pesquisa de clima organizacional se mostra como um instrumento altamente eficaz.

Através da PCO (Pesquisa de Clima Organizacional), é possível mensurar o clima da organização para auxiliar no entendimento se o mesmo tem sido saudável ou não aos seus colaboradores.

A partir dos resultados demonstrados, pode-se traçar planos de ações que vão buscar atuar diretamente nas dores e problemas identificados por meio do questionário.

Assim, com a execução dessas ações, o clima se torna mais agradável e com isso, naturalmente, a produção e os resultados serão melhores.

Direcionamento de esforços

Em alguns momentos, talvez até seja fácil identificar que o clima da empresa não está agradável.

Percebe-se facilmente que existe uma insatisfação entre algumas pessoas ou até entre diferentes grupos.

Entretanto, sem uma pesquisa de clima organizacional, torna-se praticamente impossível saber qual a razão dessa insatisfação.

Por esse motivo, a PCO é um instrumento essencial na determinação do que tem gerado desconforto e insatisfação.

Dessa forma, você saberá onde e como precisa atuar para mudar o clima e torná-lo agradável.

Logo, nem seus esforços ou recursos serão desperdiçados procurando tratar o problema errado.

A pesquisa de clima é uma forma de ouvir os colaboradores

Um forte motivo que faz a pesquisa de clima organizacional ser um grande instrumento para a sua empresa é que ela acaba atuando como um canal de comunicação entre lideranças e funcionários.

Em alguns momentos, por mais que exista um bom relacionamento interpessoal entre os colaboradores, muitos podem não se sentir à vontade para compartilhar o que pensam e sentem.

Em seu formato anônimo, a pesquisa de clima organizacional, permite que os colaboradores se sintam livres para responderem às perguntas com sinceridade. Assim, nenhuma resposta é disfarçada.

Além disso, uma constatação básica, mas extremamente importante é que as pessoas gostam de serem ouvidas.

Essa é uma premissa que nunca vai deixar de verdade.

Através da pesquisa de clima organizacional os colaboradores percebem que as suas lideranças se importam com o que eles estão pensando e sentindo em relação à empresa.

A partir dessa demonstração de valorização, eles procuram formas de retribuir, que costumam se apresentar através de uma maior produtividade e engajamento.

Com esses motivos principais, já foi possível perceber como a pesquisa de clima organizacional é um importante ativo para qualquer empresa, não é mesmo?

A Talent Hunter é uma empresa de consultoria que oferece esse tipo de serviço. Para se informar mais sobre a nossa Pesquisa de Clima Organizacional basta clicar aqui.

Leia também: