Você está satisfeito com o seu método de recrutamento e seleção?

Você já se perguntou se o método que utiliza para o recrutamento e seleção de seus candidatos é eficiente? Recrutar e selecionar pessoas para uma vaga de emprego não é uma tarefa simples, por isso este artigo traz dicas para um trabalho rápido e eficiente na hora de contratar.


Emanuele Toledo - Publicado em: 27/09/2018



post img

Para começar, o profissional de RH deve estar atento a todas as informações da vaga a ser preenchida, como por exemplo: quais as tarefas serão executadas, os horários, salário e principalmente quais os desafios.

O próximo passo é recrutar candidatos que preencham os pré-requisitos da vaga oferecida. Em seguida, depois de recrutar pessoas e marcar entrevista com os candidatos, o profissional deve utilizar alguma ferramenta de mapeamento de perfil que o ajude a avaliar e filtrar pessoas para uma próxima etapa.

Feito isso, o candidato passa por testes em que o qualifica como preparado ou não para o cargo pretendido. Os testes podem ser lógicos, dissertativos e psicológicos. Dinâmicas em grupo também são eficazes para analisar como o candidato se comporta em uma equipe maior de pessoas e avaliar a competência de cada um.

É importante também que o profissional de RH envie um feedback aos candidatos que não foram aprovados no processo. Uma dica é já deixar combinado com os participantes do processo seletivo que eles terão que ligar em data e horário específicos para saber o resultado, assim o profissional de RH pode se planejar naquele horário, reduzir o custo da operação e ainda identificar melhor o nível de interesse dos candidatos na vaga.

O segredo para recrutar e selecionar o candidato ideal, é exatamente introduzir um método eficaz para identificar características técnicas e principalmente comportamentais nos candidatos para melhor atender seu público e clientes, por isso o papel do RH é extremamente importante para a contratação de um candidato bem qualificado, pois ele também fará parte da empresa e sua trajetória.

Nós, da Talent Hunter contamos com uma equipe qualificada para melhor atender as demandas da empresa. Veja também algumas dicas sobre o que não fazer ao conduzir um processo seletivo.

E aí, acha que o seu método de recrutamento é eficiente para as empresas ou vale a pena inovar sua metodologia? conheça nosso curso.


Leia também: