Testes psicológicos são importantes na hora da contratação?

Se a sua empresa utiliza testes psicológicos na hora de contratar novos funcionários, este artigo é para você. Se não utiliza, essa leitura é ainda mais urgente!


Emanuele Toledo - Publicado em: 09/08/2019



post img



Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, as empresas têm se preparado muito melhor para atrair os melhores candidatos para compor seu time. E consequentemente, buscam por profissionais que sejam compatíveis aos cargos dispostos na organização.

Para que essa seleção seja mais concreta, os testes psicológicos passaram a fazer parte dos processos seletivos para auxiliar psicólogos e recrutadores nessa missão de selecionar pessoas. O avaliador é capaz de avaliar aspectos comportamentais que muitas vezes, durante a entrevista não é possível perceber.

Vale ressaltar que as competências técnicas não saltam mais aos olhos dos profissionais de RH, afinal, de nada adianta um currículo vasto de experiência, se o candidato não tiver um perfil comportamental que se adeque a vaga a ser ocupada. Mas, também é bom lembrar que a finalidade desses testes não é provar se o candidato é bom ou ruim, mas sim testar sua compatibilidade com o cargo a ser ocupado.

E já que estamos falando de testes, por que não falar do Palográfico? O teste de Palográfico é um dos exames mais usados em avaliações de personalidade e, portanto, possui muita credibilidade nesse meio, tanto que é usado em órgãos como o Detran (Departamento de Trânsito) para a autorizar a carteira de habilitação.

Com a aplicação desse teste, o recrutador possui informações características do candidato, através de traços verticais e paralelos que medem seu ritmo de trabalho, produtividade, iniciativa, organização, relacionamentos e outros atributos.

Ou seja, a aplicação desse exame, além de muito confiável, é muito eficaz se você deseja ter uma seleção competente para compor o time da sua empresa, afinal você vai conseguir obter detalhadamente o perfil da pessoa avaliada e com isso, será capaz de definir se o cargo pretendido é compatível com a mesma.

Ah, mas é bom lembrar que apenas psicólogos certificados no Conselho de Psicologia são autorizados para aplicar, corrigir e interpretar esse teste. Se você é psicólogo ou estuda Psicologia e se interessou em saber mais sobre esse teste, nós desenvolvemos um curso aqui na Talent que te ensina desde a aplicação do teste até sua interpretação.

Depois de descobrir o quão eficaz é esse teste, você não vai querer ficar de fora, não é!? Então, clique aqui e conheça nosso cronograma.

Até a próxima!


Leia também: