- Publicado em: 31/12/1969

post img

Se você está no mundo corporativo provavelmente já ouviu o termo Workaholic e para quem não conhece, esse termo se refere a pessoas que trabalham excessivamente e levam a vida dessa forma.

Pessoas com esse comportamento acabam se tornando compulsivas pelo trabalho e não conseguem se afastar dele. Inclusive, é importante estar sempre atento aos sinais para que você não confunda trabalhar mais com trabalhar melhor.

Alguns sinais de que você é um workaholic:

1 – Você pensa no trabalho 24h

Se você é aquele profissional que não consegue se desligar nunca do assunto trabalho, é um sinal de que você precisa se policiar.

2 – É o primeiro a chegar e o último a sair

Não há nenhum mal em chegar um pouco mais cedo na empresa, afinal, alguns profissionais preferem se organizar com antecedência, mas se isso te leva a trabalhar por 12h por dia ou mais, não se torna saudável.

3 – Você está constantemente estressado

Trabalhar compulsivamente pode causar um estresse constante em você, até porque muitas vezes parece que mesmo você doando todo o seu tempo, o seu trabalho nunca acaba.

4 – Exaustão mental e física

O sintoma mais claro de um workaholic é a exaustão. O nosso corpo possui um limite e dá sinais quando precisa de descanso. Portanto, se você passa muito mais horas trabalhando do que dando um descanso ao seu corpo e mente, é muito provável que você se sinta constantemente exausto.

5 – Você não tem outro assunto

Se até em momentos mais descontraídos, entre amigos, você não consegue fugir do tema “trabalho”, muita atenção! Porque você pode ter se tornado um trabalhador compulsivo sem nem ao menos ter percebido.

Se você se identificou com algum desses sinais, fique muito atento e tente se policiar para que esses comportamentos não saiam do controle. É claro que muitas pessoas amam o que fazem e gostam do seu trabalho e isso é ótimo! Mas, quando essa paixão extrapola os limites do nosso corpo ou leva nossa mente ao cansaço extremo, precisamos urgentemente nos policiar.

E é claro, trabalhar demais jamais será sinônimo de trabalhar melhor. Para um trabalho produtivo, nada melhor do que estar com o corpo saudável e o descanso em dia.

Priorize a sua saúde sempre!

Se você consegue alguém que talvez se identifique com esse artigo, compartilhe com ela e vamos ajudar a repassar informações necessárias.