A comunicação é a chave para criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Quando líderes e colaboradores se comunicam de maneira clara, aberta e transparente, os benefícios são inúmeros: maior motivação da equipe, alinhamento de objetivos, aumento da produtividade e, especialmente, a capacidade de fornecer feedbacks construtivos para engajar todos os funcionários na busca dos objetivos da empresa.
Líderes que se comunicam de maneira eficiente têm uma equipe mais engajada e motivada, resultando em maior eficiência operacional e alcance dos objetivos organizacionais. Além disso, a comunicação aberta e transparente ajuda a prevenir e resolver conflitos, bem como a antecipar e lidar com mudanças que possam ocorrer no ambiente de negócios.
Pensando nisso, vamos abordar as três dicas fundamentais para melhorar a comunicação entre líderes e liderados na sua empresa.
Dica 1: Conheça bem a estratégia da empresa e os objetivos a serem atingidos
Uma comunicação eficaz começa com o pleno conhecimento da estratégia da empresa. Líderes precisam entender claramente os objetivos a serem alcançados, a visão e missão da organização, bem como as metas estabelecidas. Isso permitirá que eles transmitam informações relevantes e alinhadas com a direção da empresa.
Além disso, conhecer os indicadores-chave de desempenho (KPIs, OKRs, etc) e os colaboradores responsáveis por cada tarefa é essencial para garantir que a comunicação seja direcionada, objetiva e eficiente.
Ao conhecer profundamente a estratégia da empresa, os líderes serão capazes de articular o propósito das ações da equipe, aumentando o senso de pertencimento e entendimento sobre o impacto positivo de cada colaborador no alcance dos objetivos comuns.
Dica 2: Mantenha uma rotina de acompanhamento de indicadores de gestão de pessoas
Aqui, quando falamos em indicadores, nos referimos não apenas àqueles ligados a processos e a operação, mas sim os indicadores que mostram como a sua equipe está lidando com as rotinas de trabalho e os desafios que estão surgindo.
Algumas ferramentas de RH como a Avaliação de desempenho já são velhas conhecidas em empresas que possuem a cultura de acompanhar e desenvolver, mas quando falamos em manter uma rotina de acompanhamento, vai muito além disso.
Avaliar o desempenho da equipe de forma regular é essencial para identificar pontos fortes e áreas de desenvolvimento. O líder deve conduzir avaliações de desempenho de forma objetiva e construtiva, fornecendo feedback claro e específico para cada membro da equipe. As avaliações devem ser regulares, para permitir que o líder compreenda o progresso de cada colaborador em relação aos objetivos estabelecidos.
Os ciclos de avaliação de desempenho, geralmente, são realizados na empresa toda, ao mesmo tempo. Mas você, gestor, pode e deve ter outros momentos de trocas com seus liderados sempre que for necessário, seja através de um feedback pontual ou de reuniões 1:1.
FEEDBACK: O feedback é um processo específico e direcionado, no qual o líder fornece avaliações, elogios, correções ou sugestões sobre o desempenho ou comportamento de um colaborador. Geralmente, ocorre em momentos pontuais e tem como objetivo aprimorar a performance e o desenvolvimento individual do colaborador. Ao estabelecer uma rotina de feedback, o líder incentiva o desenvolvimento contínuo dos colaboradores, permitindo que eles compreendam suas contribuições e áreas para melhoria. Isso ajuda a resolver problemas de comunicação ineficaz, pois os colaboradores se sentirão encorajados a compartilhar suas opiniões e preocupações, sabendo que suas contribuições são valorizadas e utilizadas para o crescimento individual e coletivo.
REUNIÕES 1:1: A reunião 1:1 (um a um) é uma prática periódica na qual o líder e o colaborador se encontram para uma conversa mais ampla e aberta sobre diversos assuntos, como objetivos, metas, desafios e oportunidades de crescimento. Esse formato de reunião possibilita um diálogo mais aprofundado e construtivo, permitindo que o líder compreenda melhor as necessidades do colaborador e ofereça suporte personalizado, contribuindo para uma relação de confiança e engajamento mútuo.
Dica 3: Conheça sua equipe de trabalho
Ferramentas de assessment, como o DISC, podem ser valiosos recursos para aprimorar a comunicação entre líderes e liderados. O DISC é um instrumento que ajuda a identificar os diferentes perfis comportamentais das pessoas, categorizando-as em quatro principais estilos: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Conformidade (C).
Ao aplicar o DISC em uma equipe, o líder obtém uma visão mais profunda dos traços individuais de cada membro e das dinâmicas de relacionamento entre eles. Essa compreensão permite ao líder ajustar sua comunicação e abordagem, levando em conta as preferências e necessidades específicas de cada colaborador.
Por exemplo, um colaborador com perfil Dominante pode preferir uma comunicação direta e assertiva, enquanto outro com perfil Influente pode apreciar um tom mais amigável e motivacional. O DISC ajuda o líder a adaptar sua linguagem e estilo de liderança para maximizar a compreensão e o engajamento da equipe.
Além disso, o uso do DISC promove a empatia e o respeito mútuo, pois os colaboradores passam a entender e valorizar as diferenças individuais. Isso contribui para um ambiente de trabalho mais harmonioso, no qual a comunicação flui de maneira mais eficiente e os conflitos são reduzidos.
Aqui na Talent Hunter utilizamos um sistema DISC totalmente automatizado que você pode testar gratuitamente na sua empresa e já começar a utilizar toda a inteligência que a ferramenta possibilita para melhorar suas relações de trabalho.
Ao aplicar ferramentas de assessment como o DISC, os líderes capacitam suas equipes a atingirem todo o seu potencial, aproveitando as forças de cada indivíduo e superando as fraquezas. A comunicação torna-se mais adaptativa e inclusiva, proporcionando uma base sólida para o crescimento conjunto da equipe e da organização como um todo.
DICA BÔNUS: Desenvolva sua equipe
Ao demonstrar interesse genuíno pelo bem-estar e sucesso dos colaboradores, o líder constrói uma relação de confiança e respeito, o que facilita a comunicação aberta e honesta. Isso evita que líderes enfrentem dificuldades na hora de motivar colaboradores, uma vez que a equipe se sentirá apoiada e incentivada a superar desafios juntos e um programa de treinamento e desenvolvimento pode acelerar esse processo.
Aqui na Talent Hunter temos programas de treinamento e desenvolvimento, trazendo uma nova perspectiva de desenvolvimento humano e liderança in company focado nas mais importantes competências do mercado. Seja focado em motivação e fortalecimento de vínculo entre equipes ou em desenvolvimento de soft skills para lideranças, desenvolver pessoas é a solução para desenvolver a sua empresa e nossa equipe pode te ajudar nisso. Clique aqui e saiba mais sobre o programa Talent Upgrade!