Quando falamos em pequenas e médias empresas (PMEs), uma série de desafios únicos na gestão de pessoas se apresentam durante o dia-a-dia na empresa. Estes desafios podem impactar diretamente a eficiência operacional, o engajamento dos colaboradores e, consequentemente, os resultados do negócio.
Como aqui na Talent Hunter temos como missão levar as melhores práticas do mercado de maneira adaptada à realidade de cada empresa, exploraremos neste texto os principais problemas enfrentados por PMEs na gestão de pessoas e apresentaremos soluções eficazes para superá-los. São diretrizes básicas para você empresário que deseja expandir sua empresa e, principalmente, sair da parte operacional do negócio para se dedicar à estratégia.
1. Contratações Erradas: O Impacto das Escolhas Inadequadas
Uma das maiores dores de cabeça para as empresas é o processo de contratação, não apenas para PMEs. Segundo a revista Você RH, erros no processo seletivo atingem 74% das companhias.
Contratações erradas podem resultar em altos custos, tanto financeiros quanto de produtividade, pois além de influenciar no clima organizacional, há o impacto negativo na eficiência da equipe.
Quando se trata de pequenas e médias empresas, a grande questão é a falta de tempo adequado para fazer um processo seletivo eficaz, pois muitas vezes falta uma equipe de RH dedicada a essa tarefa e acaba o processo seletivo acaba ficando por conta do dono da empresa.
Superar esse desafio é um passo gigante rumo à maturidade de um negócio, pois enquanto a seleção de colaboradores não for estratégica, a empresa vai continuar tendo dor de cabeça, retrabalho e um alto turnover.
Investir em processos de recrutamento mais eficazes, com a utilização de avaliações comportamentais e técnicas, entrevistas estruturadas e referências sólidas são o caminho para não errar nesse ponto e, contar com uma consultoria pode ser o caminho para empresas que não possuem um setor de RH estruturado.
Com a Talent Hunter você pode ter uma equipe de seleção de colaboradores trabalhando para sua empresa por um valor menor que uma bolsa de estágio. convidamos você a conhecer nossos planos clicando na imagem abaixo.
2. RH Desalinhado com a Estratégia da Empresa
Sempre falamos em seleção estratégica, mas a verdade é que o setor de recursos humanos deve ser todo estratégico. Inclusive, muitas empresas já vêm adotando o nome “Gente e Gestão”, para demarcar a proximidade do setor com as áreas de tomada de decisão, conectado com as metas e objetivos organizacionais.
Pensar na estratégia, nos processos e nas tarefas que devem ser cumpridas para alcançar as metas envolve, necessariamente, pensar nas pessoas que vão executar as tarefas, tomar as decisões e analisar os resultados.
Ok, mas como fazer a integração do RH com a estratégia da empresa?
Nas consultorias que a Talent Hunter realiza, sempre acompanhamos os clientes desde o início, na definição da estratégia da empresa. Com um consultor alocado nos nossos clientes conseguimos criar a proximidade necessária para entender o funcionamento do negócio e qual a melhor forma de estruturar um RH que seja o braço direito da estratégia, e não apenas um setor de suporte à demandas.
Mas para começar, recomendamos que você identifique as áreas que mais estão precisando de atenção na sua organização. Você pode fazer um diagnóstico da sua empresa e descobrir esses pontos gratuitamente clicando nesse link.
3. Falta de Capacitação dos Líderes
Líderes despreparados podem tomar decisões inadequadas, falhar na gestão de conflitos, no desenvolvimento da equipe e na criação de um ambiente de trabalho positivo.
É importante lembrar que quando falamos em capacitação de lideranças estamos falando de habilidades comportamentais, as chamadas power skills (conhecidas anteriormente como soft skills). Capacidade de comunicação, trabalho em equipe, capacidade analítica para tomada de decisões, autogestão e saber solucionar problemas são algumas das power skills mais procuradas entre gestores.
Investir em programas de capacitação e desenvolvimento de lideranças é fundamental para enfrentar esse desafio, principalmente aqueles treinamentos vivenciais, que são os que realmente vão colocar as pessoas em contato com os desafios e as situações do cotidiano que mais exigem essas competências comportamentais.
4. Falta de Ferramentas Adequadas: O Papel da Tecnologia na Gestão de Pessoas
Processos manuais e sistemas desatualizados podem dificultar a gestão eficiente dos colaboradores e dos processos internos. Na hora de selecionar um novo colaborador, o tempo para triar currículos e verificar se um candidato é aderente à uma vaga pode ser otimizado se a empresa tiver um sistema de Rastreamento de Candidatos, também chamados de ATS, sigla que vem do inglês “Applicant Tracking System”. O mesmo vale para a avaliação de desempenho e demais subsistemas de RH.
Essas ferramentas permitem uma gestão mais ágil, transparente e estratégica dos recursos humanos, contribuindo para o sucesso da empresa no longo prazo. Afinal, quando você usa ferramentas, é possível mensurar as ações e, com isso, implementar melhorias nos processos sempre que necessário.
O que fazer para superar esses desafios e construir uma equipe de sucesso?
Embora as PMEs enfrentem desafios significativos na gestão de pessoas, é possível superá-los com estratégias eficazes e investimentos adequados. Se sua empresa ainda não possui capacidade para investir em uma equipe qualificada de RH ou em ferramentas de gestão de pessoas para otimizar o tempo, saiba que existem soluções adequadas para sua empresa não ficar para trás quando o assunto é desenvolvimento de equipes.
A Talent Hunter disponibiliza um ATS gratuito que sua empresa pode começar a utilizar agora mesmo e melhorar a seleção de colaboradores na sua organização. Para ir além disso, você pode clicar aqui e solicitar uma consultoria gratuita para realizarmos um diagnóstico da sua empresa e identificarmos as melhores práticas de gestão de pessoas de acordo com a realidade do seu negócio.